Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

(Sri Antardvipa) Yogapitha Mayapur: O Local de Nascimento de Sri Caitanya Mahaprabhu

O Mais Glorioso de Todos os Lugares

Casa de Jagannatha Misra e Saci Mata em Yogapitha Mayapur

O lugar original do nascimento do Senhor Caitanya Mahaprabhu é conhecido como Yogapitha, e está situado no centro de Mayapura, em Navadvipa. “Yoga” significa conexão, “Yogapitha” significa o local onde o próprio Senhor se conecta com esta terra, ou desce à Terra. Esta é a casa de Jagannatha Mishra, o pai de Sri Caitanya Mahaprabhu. Outro significado de Yogapitha é: “um ponto de encontro.” Neste local todos os associados do Senhor se encontraram com Ele para participar de Seus passatempos.

O Primeiro Dia do Parikrama: Darsana de Mayapura

Sri Nityananda Prabhu disse: “Oh Jiva, hoje você receberá o darsana de Mayapura, e amanhã eu o levarei a muitos outros lugares.”
Dizendo isso, Sri Nityananda Prabhu levantou-se, e com muita alegria Srila Jiva Gosvami o seguiu.

Sri Nityananda Prabhu, esmagado em êxtase devocional, caminhou suavemente, e Seu corpo divino estava intoxicado com Prema (amor divino) por Sri Gauranga Mahaprabhu. A forma encantadora do Senhor estava bamboleando com emoções transcendentais e os ornamentos que adornavam todo Seu corpo resplandeciam de forma radiante.

Mesmo em suas meditações, Brahma, Siva e outros não podem obter aqueles pés de lótus, que caminham agora diante de Srila Jiva Gosvami, dando a Ele misericórdia.

Seguindo Nityananda Prabhu, Sri Jiva untou a poeira dos pés do Senhor sobre todo o Seu corpo e caminhou em grande deleite.

Yogapitha

Yoghapitha- Casa de Sri Caitanya Mahaprabhu em Mayapur

“Eles entraram na casa de Sri Jagannatha Misra, e Sri Nityananda Prabhu fez uma observação aos pés de lótus de Sri Sacimata: “Oh Mãe, este supremamente inteligente Jiva, que é um querido servo de Sri Gauranga, é muito afortunado!”

Ao ouvir as palavras de Sri Nityananda Prabhu, Sri Jiva desmaiou, indo ao chão como uma árvore que é arrancada por uma grande tempestade.

Sri Jiva caíu aos pés de Srimati Sacimata e rolou no chão. Vários sintomas de êxtase manifestaram-se em seu corpo, e competiam entre si.

Mãe Saci misericordiosamente abençoou Sri Jiva. Neste dia, todos eles honraram prasada em sua casa.

Sri Visnupriya- devi preparou arroz, vegetais, e muitos outros tipos de pratos sob a guia de Mãe Saci

Devotos e moradores de Navadvipa honrando prasada durante o Parikrama

Após algum tempo, Sri Vamsivadanananda Prabhu ofereceu as preparações com extremo cuidado a Sri Gauranga Mahaprabhu.

Isana Thakura arranjou um local para sentarem-se, e com o coração em extremo júbilo serviu prasada a Sri Nityananda Prabhu. (34)

Repleta de afeição maternal, Saci devi disse a Sri Nityananda Prabhu: “Finalmente meu filho, Você está na casa de Sua mãe. Agora, se alimente com grande alegria!

“Eu ofereci secretamente esta prasada para Gauracandra, então se você também amorosamente aceitar isso, meu coração ficará profundamente feliz!”

Ouvindo as palavras de Mãe Saci, Sri Nityananda Prabhu, repleto de felicidade aceitou a prasada e Srila Jiva Gosvami recebeu Seus remanentes.

Parikrama com Srila Gurudeva- templo em Yogapitha, Mayapur

Sri Jiva disse: “Eu fui abençoado por ter honrado prasada hoje na casa de Mahaprabhu em Mayapura.”

Após a refeição, Sri Nityananda Prabhu prestou suas reverência aos pés de Mãe Saci e implorou à Ela permissão para partir.

Quando Sri Nityananda Prabhu estava partindo, Ele levou Vamsivadanananda com Ele. Sri Jiva ofereceu reverências aos pés de Vamsivadanananda Prabhu.

Sri Nityananda Prabhu disse: “Jiva, todos os devotos sabem que Vamsivadanananda é uma encarnação da querida flauta de Sri Krsna.

Srila Gurudeva-Darsan de Nirsimhadeva em Yogaphita

“Através de sua misericórdia, as jivas se tornam atraídas por Sri Krsna e se tornam ansiosas para entrar em maha- rasa.

“Olhe Jiva, nesta casa Sri Caitanya Mahaprabhu realizou muitos passatempos conosco.

“Veja só, este é o templo de Sri Jagannatha Misra. Diariamente, de forma inabalável, ele sentava-se aqui para adorar o Senhor Visnu.

“Veja a casa onde ele costumava servir os convidados. Receba também o darsana desta plataforma onde ele adorava tulasi.

Gaura- kunda, local onde Sri Caitanya Mahaprabhu costuma banhar-se

“Desde que Sri Gauranga Mahaprabhu, o mantenedor dos devotos, vivia nesta casa, Ele costumava seguir o comportamento ensinado por Seu pai.

“Agora, Isana Thakura realiza todos esses deveres sob a orientação de Sri Vamsivadanananda Prabhu.

“Neste local existia uma grande árvore de Neem, que desapareceu pelo toque de Mahaprabhu.”

Enquanto Sri Nityananda Prabhu descrevia esses locais, Ele chorava. Da mesma forma, Sri Jiva e Sri Vamsivadanananda estavam chorando também.

Jay Sri Yogapitha Mayapura ki! Jay!!!

Srila Bhaktivinoda Thakura

Deidades de Sri Caitanya Mahaprabhu, Laxsmi devi, e Visnupriya devi

Posts Relacionados

© 2025 – Bhakti Yoga Pura todos os direitos reservados.