Dandavat Pranamas! Em 2022, 08 de setembro, é o dia do divino aparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura. Em homenagem a esta data especial, estamos enviando uma breve biografia escrita por Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, o mestre espiritual do nosso querido Srila Gurudeva, Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.
Srila Bhaktivinoda Thakura transmitiu as instruções transcendentais de Sri Caitanya Mahaprabhu em muitas línguas diferentes. Ele escreveu aproximadamente cem livros em Sânscrito, Bengali, Oriya, Hindi, Urdu e Inglês. Quando vemos a lista de seus livros, pode-se facilmente perceber que o autor era um grande erudito em muitas línguas diferentes.
Acredito que, neste momento, seja necessário lançar luz sobre as características especiais da vida do autor. Embora fosse um proeminente estudioso do pensamento ocidental, ele estava completamente livre das influências ocidentais. Educadores ocidentais afirmam: “Não me sigam, sigam minhas palavras”, ou, “faça o eu que digo, não faça o que faço.” A vida de Srila Bhaktivinoda refuta este princípio, por ele pessoalmente aplicar e demonstrar todas as instruções de seus livros em sua própria vida. Assim, suas instruções e a forma como realiza seu bhajana são conhecidos como “Bhaktivinoda dhara” (a linha de Bhaktivinoda). Não há uma única instrução em seus livros que ele não tivesse seguido pessoalmente. Não existe disparidade entre seus escritos e sua vida, entre suas ações e suas palavras. Eles são um, em todos os aspectos. É natural a curiosidade dos leitores em saber mais sobre essa grande personalidade que possui tal carácter extraordinário.
Os leitores do mundo moderno, em particular, aqueles que buscam saber sobre qualquer assunto, não podem ter fé nos escritos de um autor sem se familiarizar com ele. Por isso, estou apresentando algumas palavras sobre Srila Bhaktivinoda Thakura. Quando se trata de discutir sobre a vida de grandes personalidades autorrealizadas que são transcendentais à existência mortal, seria um erro considerar seu nascimento, tempo de vida e partida da visão deste mundo, serem semelhantes a de meros mortais. Tais grandes almas estão além do nascimento e da morte, estando situadas na existência eterna, e suas idas e vindas deste mundo é estritamente uma questão de aparecimento e desaparecimento.
Srila Bhaktivinoda Thakura apareceu em 2 de Setembro de 1838, iluminando o céu do Gaudiya Vaisnavismo. Ele nasceu em uma família de classe elevada, em uma aldeia chamada Viranagara, que fica localizada no distrito de Nadiya, Bengala Ocidental, não muito longe de Sridhama Mayapura, o local do aparecimento de Sri Gauranga Mahaprabhu. Ele desapareceu deste mundo em 23 de junho de 1914, na cidade de Calcutá, no momento em que adentrava os passatempos do meio-dia de Sri Sri Gandharvika-Giridhari (Radha e Krsna), que são o objeto de suprema adoração para os Gaudiya Vaisnavas. Em seu curto tempo de vida de setenta e seis anos, ele instruiu o mundo pessoalmente, cumprindo os deveres das quatro fases da vida espiritual: brahmacarya (estudante celibatário), grhastha (chefe de família religioso), vanaprastha (retirado dos deveres mundanos) e sannyasa (voto de renúncia formal). Ele primeiro passou por brahmacarya e obteve várias instruções elevadas. Depois disso, ele entrou na vida de grhastha e deu o exemplo ideal de como manter os membros da família através de meios honestos e nobres. Todos os chefes de família deveriam seguir o seu exemplo.
Durante a sua vida familiar, ele viajou por toda a Índia como um oficial do alto escalão na administração e departamento de justiça do governo britânico da Índia. Por sua rigorosa discriminação e especialidade em habilidades administrativas, esta grande personalidade conseguiu regularizar e trazer a ordem mesmo àqueles lugares que eram infames como estados sem lei. Em meio aos deveres familiares, ele surpreendia a todos os seus contemporâneos pelo ideal religioso que demostrava. Embora envolvido em responsabilidades prementes, escreveu muitos livros em diferentes idiomas.
Se o leitor estudar a lista de seus livros, poderá deduzir claramente o inacreditável poder criativo de Bhaktivinoda. Após aposentar-se de suas responsabilidades governamentais, Srila Bhaktivinoda aceitou o estágio de vanaprastha e intensificou sua prática espiritual. Naquela época, ele estabeleceu um asrama no Surabhi-kunja, em Godrumadvipa, um dos nove distritos de Navadvipa. Ele permanecia lá e praticava bhajana por um tempo considerável. Posteriormente, aceitou a vida de um asceta, permanecendo no Svananda-sukhada-kunja, que era próximo dali. Enquanto residia lá, ele estabeleceu o local de aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu e muitos outros lugares de gaura-lila. Quanto a isso, ele seguia o exemplo de Mahaprabhu e Seus seguidores, os Seis Gosvamis, que haviam descoberto locais de nascimento e outros lugares de passatempos de Sri Krsna.
Se Bhaktivinoda Thakura não tivesse aparecido nesse mundo, os locais de passatempos e as instruções de Sri Gauranga Mahaprabhu teriam desaparecido. Dessa forma, todos os Gaudiya Vaisnavas possuem uma dívida eterna com ele. É por esta razão que ele foi adornado com a mais elevada honra na comunidade Vaisnava, sendo intitulado como o Sétimo Gosvami.
Retirado do site Pure Bhakti.
Jay Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura ki! Jay!!!