A doença
Desafortunados são aqueles que estão muito ansiosos para encontrar defeitos nos outros e que não têm tempo para encontrar falhas em si mesmos. Há um outro lado da necessidade de tais pessoas, que não é buscar defeitos, mas achar qualidades. Por que você se permite buscar falhas? Há um amplo espaço para encontrar bondade nos devotos. Por que você não se sente atraído por essa associação?
O diagnóstico
Por que existe a tendência a encontrar defeitos nos outros? Pode haver uma pessoa mais deficiente do que você mesmo? Por que você se empenha apenas em ver o mais baixo ao invés de se fixar no que é superior? Ao fazê-lo, você constatará que os devotos são de um nível mais elevado do que o seu. Por que não percebe esta parte? Porque, infelizmente, você se volta para o que há de inferior, concentrando-se em encontrar falhas? De um lado, há belas flores, do outro lado, há lixo. Por que você inspeciona o lixo, ao invés das flores tão belas?
O tratamento
Você permanece no papel de espectador. Mas, você é o criminoso. Você é o culpado. Por que você olha para o lixo, enquanto tantas flores lindas existem? Você vê as injustiças, mas você não vê a justiça? Por que você não se envolve com a parte positiva? Se uma mão está funcionando e a outra está paralisada, devo apenas tratar a mão doente, não dando atenção a mão que trabalha? Devo cuidar da mão paralisada com certeza, mas a que possui plena capacidade, eu também devo utilizá-la. Por que você está sempre mirando o sentimento de dor da parte doente e continuamente pregando isso, ignorando as partes saudáveis?
De um lado, existe o bem – Deus está lá. Por que você vai ao encontro do mau e mantém-se na companhia de pessoas demoníacas, enquanto existem pessoas devotadas? Por que você não vai para o lado de Deus? De um lado, existe o céu e, do outro lado, há o inferno. Deus não tem culpa; e ainda, por culpa do demônio, nós devemos sofrer? Este raciocínio não tem nenhuma lógica. Você está sofrendo por conta de seus próprios delitos – essa é a lógica real. Nem Deus, nem o demônio são responsáveis por isso. Portanto, se concentre em si mesmo, ore ao Senhor e tente manter-se afastado do mal.
A Panacéia, Srila Bhakti Raksak Sridhara Gosvami Maharaja