Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja

Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja

Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja nasceu em 1916 no distrito de Jessore, no leste da Bengala, que agora é Bangladesh. Seu nome de infância era Santosa, e seu tio paterno foi um dos primeiros discípulos de Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada, Nrsimha Maharaja. A mãe de Vamana Maharaja era também uma discípula de Prabhupada, e ela era muito estrita, disciplinando até mesmo seu marido. Se seu marido comesse alguma comida proibida, ela não o permitia entrar em casa, e disciplinava as crianças da mesma maneira. Vamana Maharaja era o mais velho dos quatro filhos, e sua mãe se preocupava muito com a influência do pai sobre ele. Então, quando Vamana Maharaja tinha apenas nove anos de idade, ela o levou à Matha de Sarasvati Prabhupada em Mayapura, onde Nrsimha Maharaja já estava. Quando eles chegaram lá, Nrsimha Maharaja levou-os ao nosso Gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja que era o gerente do templo naquele momento. Vamana Maharaja passou a residir na Matha a partir daquele momento, e recebeu iniciação harinama diretamente de Sarasvati Thakura Prabhupada, permanecendo por longo tempo como naisthika-brahmacari.

Nosso Guru Maharaja imediatamente colocou Vamana Maharaja em uma escola e disse a ele: “Eu darei a você alguns chocolates se você recitar apenas um sloka para mim.” Dessa forma, ele aprendia muitos slokas, e Gurudeva era sempre extremamente afeiçoado por ele. Em sua juventude, Srila Vamana Maharaja aprendeu dele como sentar-se para honrar prasada, recebendo uma folha para comer o alimento posto sobre ela, algum sal e água. E após todos os Vaisnavas terem acabado de honrar prasada, ele limpava tudo. Ele também aprendeu como cozinhar lá, e podia muito rapidamente cozinhar oferendas de primeira classe.

Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja- seu mestre espiritual

Após algum tempo que Sarasvati Thakura Prabhupada partiu desse mundo, nosso Guru Maharaja (Srila Bhaktiprajnana Kesava Maharaja) estabeleceu a Gaudiya Vedanta Samiti em 1943. Eu (Srila Narayana Maharaja) me juntei à missão em 1946, e nesse momento eu via como Vamana Maharaja estava fazendo tudo: escrevendo cartas, administrando o templo, cozinhando, e viajando para pregação. Junto ao meu irmão espiritual, Srila Trivikrama Maharaja, nós recebemos sannyasa de Guru Maharaja no Gaura- purnima, em 1954. Vamana Maharaja era um grande erudito, exatamente como nosso Gurudeva era! É dito que ele era um dicionário de slokas porque ele conhecia tantos versos das escrituras! Quando durante a leitura de Gurudeva às vezes esquecia um sloka, Vamana Maharaja sempre era abastecido por sua memória. Certa vez, quando ele foi para Assam em pregação, Gurudeva corajosamente disse que as bocas das pessoas que lá estavam e comiam carne e peixe eram como canos de esgoto. Uma das seitas neste local estava praticamente preparada para nos apedrejar, e nos ameaçava dizendo: “Você diz que Caitanya Mahaprabhu é o próprio Bhagavan, mas qual a evidência disso? Guru Maharaja se voltava para Vamana Maharaja e dizia: “Fale!” Então Vamana Maharaja recitava cinquenta slokas, um após o outro, como evidência de diferentes escrituras e tais pessoas silenciavam.

Guru Maharaja colocou toda a responsabilidade da edição e publicação da nossa revista em Bengali exclusivamente sobre Vamana Maharaja. Desde de sua infância, Vamana Maharaja estudava os versos do Bhagavatam e os seus comentários, e como resultado, ele podia falar sobre a filosofia Vaisnava por horas, sem parar. Ele é tal grande erudito, e ele é uma pessoa muito doce também. Com as crianças ele é muito carinhoso, e ele fala com elas à respeito de temas tais como fantasmas, e elas se divertem ouvindo sobre isso. Ele atrai todos para a vida espiritual, e mesmo em uma assembléia de eruditos ele é sempre o maior erudito. Ele refuta as falsas concepções de outros, mas ele faz isso de tal maneira que seus sentimentos não sejam feridos, como alguém que executa uma operação cirúrgica cuidadosamente.

Vamana Maharaja é muito grave e calmo, e existe outra especial qualidade que ele possui: Ele tem visto muitas pessoas, eu estou incluso, que dão explanações sobre as escrituras e desfrutam ao receber elogios de outros por isso. Mas conhecendo Vamana Maharaja por quase cinquenta anos, eu nunca o vi fazer isso, nem mesmo por acidente. Ele também é muito tolerante. Como se tomasse veneno e digerisse isso, ele podia ver as falhas nos outros, mas ele nunca falava sobre isso. Ele tinha muita avidez em pregar as instruções de Caitanya Mahaprabhu, e pregou em todas as aldeias do leste da Bengala e Assam. Bhagavan concedeu de forma muito especial à essa personalidade muitas qualidades transcendentais. Hoje eu oro a Srila Vamana Maharaja para que ele possa misericordiosamente conceder-me sempre permanecer em sua sombra, permitindo assim sempre segui-lo. Eu o considero meu siksa-guru, pois desde o dia em que me juntei à missão, ele tem me concedido o quer que eu necessite com afeição sem igual.

Trecho de aula dada por Srila Narayana Gosvami Maharaja, em glorificação ao aparecimento de Srila Vamana Gosvami Maharaja.

Posts Relacionados

© 2025 – Bhakti Yoga Pura todos os direitos reservados.