Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Local do Aparecimento de Srila Gurudeva – Biografia

É com imensa felicidade que apresentamos a tradução da primeira parte da biografia de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, chamada “Srila Gurudeva- O Tesouro Supremo” vol.01, escrita por Sripad Madhava Maharaja, discípulo que conviveu muitos anos com Srila Gurudeva. A tradução para o português foi uma bela iniciativa de Lilananda das de São Paulo, e as fotos por Vijaykrsna Das da Sri Keshavaji Gaudiya Matha, em Mathura . São muitas doces memórias, e possam elas servir para incrementar ainda mais o nosso sentimento de separação por nosso amado Srila Gurudeva!

Purvasrama de Srila Gurudeva

Local do aparecimento de Srila Gurudeva. Este é o bhajana kutira, onde Srila Gurudeva costumava ler e fazer Seu bhajana.
Quarto onde Srila Gurudeva nasceu.

O nome de Tridandi Swami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja em Seu purvasrama (asrama em que nasceu, anterior ao da ordem de vida renunciada) era Sriman Narayana Tiwari. Srila Gurudeva apareceu em uma família de bramanas, altamente educada e muito respeitada, no famoso vilarejo de Tiwaripur, distrito de Buxar, em Bihar, próximo à cidade de Dalsagar, na India. Na época do seu aparecimento em 1921, a população local era aproximadamente de 2000 pessoas.Tiwaripur, hoje um pouco afastado do sagrado rio Ganges (cerca de dois quilômetros) devido a mudanças em seu curso, já esteve situado às suas margens no passado. Ali, viviam somente comunidades de brâmanas, e todos eram muito educados e prósperos.Muitos eventos históricos ocorreram no local de aparecimento de Srila Gurudeva, mas por sua genuína humildade, ele exclamava:”Eu sou tão desafortunado que nasci em Bihar, onde reinou Jarasandha. O meu local de nascimento é o mesmo do ateísta Gautama Buddha, e é pandava-varjita-desa, o lugar negligenciado pelos Pandavas. Meu Srila Gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja, é tão misericordioso que me agarrou pela sikha e me arrancou desta existência material.

Antigamente, o estado de Bihar era conhecido como Madadha, local de grande importância religiosa. Mas apesar da gloriosa e pitoresca história, ali também ocorreram alguns eventos desagradáveis.Aquela vila foi fundada há milhares de anos pelos bramanas Tiwari. Tiwari, ou Trivedi, são palavras que se referem àqueles que têm conhecimento sobre os três vedas. Eles costumavam usar tal título como um sobrenome. Existem quatro vedas, e aqueles que têm conhecimento sobre todos eles chamam-se Chaturvedi ou Chaube, enquanto os que têm conhecimento acerca de apenas dois, são conhecidos como duivedi. Na vila de Srila Gurudeva, havia apenas bramanas Tiwari, e, nos arredores e vilarejos vizinhos, havia pessoas de outras classes e ordens sociais (varnas).

Local do aparecimento de Srila Gurudeva- Sua casa em Sri Tiwaripur Dhama.

Mas o que Srila Gurudeva quer dizer quando proclama que é desafortunado por ter nascido em Bihar? Aqui estão alguns eventos históricos que ocorreram lá:

Jarasandha, o sogro do perverso rei Kamsa, era o conhecido rei de Magdha durante a era do Mahabharata. Com seu implacável exército, ele capturou e aprisionou muitas centenas de reis, no intuito de matá-los.

Entrada do Ashram de Sri Vishvamitra em Buxar.

Magadha também é conhecido como o local negligenciado pelos compassivos Pandavas (pandava-varjita-desa) quando estes viviam no exílio. Os príncipes Pandavas foram banidos para a floresta por doze anos, após o que deviam ficar escondidos por mais um ano. Caso Duryodhana, líder dos Kauravas, os encontrasse durante este décimo terceiro ano, período em que estavam escondidos, eles teriam que iniciar este ciclo de treze anos novamente – vivendo na floresta por doze deles, e escondendo-se por mais um. Duryodhana e seu tio, Cakuni, arquitetaram esta desonesta intriga política utilizando-se da manipulação de uma trágica série de jogos de dados, nos quais os pandavas foram inevitavelmentederrotados. Destituídos de suas riquezas e de seu status de realeza, os Pandavas vagaram por doze anos por Bharata-varsa, A Grande Índia, visitando vários locais. Os locais que deixaram de ser visitados pelos Pandavas durante seu exílio chamam-se pandava-varjita-desa.

Por conta destas histórias inauspiciosas, algumas pessoas consideram que o estado de Bihar não é um local respeitável. Mas, então, como Srila Gurudeva, um eterno associado de Sri Caitanya Mahaprabhu e do Casal Divino Sri Sri Radha Krsna, apareceu em um local tão aparentemente infame? Em razão de sua genuína humildade Vaisnava, Srila Gurudeva se considera desafortunado por ter nascido em tal local. Entretanto, seu local de aparecimento é, na verdade, muito glorioso pelos seguintes motivos:

1 – A influência do Rio Ganges é tal que, toda a área que está a treze quilômetros (8 milhas) de suas margens é muito auspiciosa e considerada pura e sagrada. O rio Ganges flui muito próximo ao vilarejo de Tiwaripur, e, quando criança, Srila Gurudeva costumava banhar-se em suas refrescantes águas diariamente com seu pai, o Pandita Balesvaranatha Tiwari.

Deidade de Sri Visvamitra Rsi em Buxar.

2 – Foi próximo ao vilarejo de Tiwaripur que Visvamitra Rsi, um grande santo da antiga India, realizou um sacrifício de fogo para o benefício do mundo inteiro. Acontece que, sempre que Visvamitra Rsi iniciava seu sacrifício de fogo, Marica e Subahu, os dois filhos levados da demônia Taraka, o atrapalhavam e impediam que o ritual chegasse ao fim. Visvamitra era poderoso o suficiente para matá-los, mas caso o fizesse, os frutos de sua penitência diminuiriam. Assim, para evitar a necessidade de matar aqueles dois demônios com suas próprias mãos, ele foi até a cidade de Ayodhya e trouxe consigo, de volta àquele local onde estava abrigado, o jovem príncipe Rama e seu irmão mais novo, Laksmana.

Assim, logo que, Visvamitra Rsi deu início novamente ao sacrifício de fogo, os filhos de Taraka voltaram a tentar atrapalhá-lo, atirando carne, ossos e outras sortes de impurezas no fogo de sacrifício. Foi então que o Senhor Rama, com sua magnífica proeza em tiro com arco, rapidamente usou Suas flechas para criar uma roda giratória no céu, impedindo que os demônios conseguissem despejar sangue, bebida e outros objetos impuros no fogo. Visvamitra Rsi ficou muito satisfeito por conseguir completar seu sacrifício.

Chitra van- local onde o Senhor Rama matou a demônia Tadaka.

Após este incidente, o Senhor Rama matou a demônia Taraka e seu filho Subahu naquele mesmo local. E, ainda ali, atirou uma flecha que arremessou o outro filho de Taraka, Marica, por sobre o continente inteiro, fazendo-o cair no meio do Oceano Índico. Muito tempo depois, os irmãos do rei dos demônios, Ravana, revoltados pela morte dos membros de sua família, chegaram àquele mesmo local, para encontrarem sua morte pelas mãos do valente Príncipe Rama.

3 –  Ali próximo ao local do aparecimento de Srila Gurudeva, está o Ahalyavaly, o local de Ahalya devi, a casta esposa do sábio Gautama Rsi. Naquele tempo, uma seca havia abatido a antiga India, fazendo com que os grãos e plantas parassem de crescer, e, portanto, gerando escassez de alimentos. Assim, Gautama Rsi, pelo poder de seu bhagavad-bhajana, alimentou toda a população por um ano. Vendo quão famoso havia se tornado Gautama como resultado daquele grande feito, o Rei dos Planetas Celestiais, Indra, ficou invejoso, e decidiu causar perturbações às praticas de austeridade do sábio. Na verdade, Indra estava se sentindo ameaçado, pensando que Gautama Rsi poderia usurpar seu trono e apossar-se de seu reino celestial. Assim, ele pediu ajuda à deidade que presidia a lua, solicitando que esta fizesse com que a lua se pusesse à meia-noite, para aparentar que a manhã estava chegando. Seu pedido foi atendido.

O belo ghata Rama Rekha, em Buxar, local onde Sri Rama banhou-se após matar a demônia Tadaka.

Quando Gautama Rsi viu a lua se pondo, ele foi ao rio para banhar-se antes do amanhecer. Indra, então, disfarçou-se de Gautama Rsi, e aproveitando-se da ausência do sábio no meio da noite, adentrou seu asrama e quebrou a castidade de sua esposa Ahalya-devi. Neste interim, quando Gautama Rsi chegou no rio sagrado, ele percebeu que não era manhã, e assim voltou para o seu asrama. No momento em que chegava, avistou alguém cuja aparência era idêntica à sua, saindo de seus aposentos, e pôde entender imediatamente o que havia acontecido. Gautama Rsi amaldiçoou Indra e repreendeu severamente sua esposa: “Oh! Como você não percebeu que este homem não era eu? Por isto, eu te amaldiçoo a se tornar uma pedra!” Mais tarde, Gautama Rsi condeceu uma benção a sua esposa, para que ela fosse trazida de volta à forma humana pelo toque do Senhor Rama. É possível ler tal história no Ramayana. Quando o Senhor Rama estava a caminho do asrama de Visvamitra, Ele tocou aquela pedra com Seus pés de lotus, e, assim Ahalya devi retomou a forma humana. Ela ofereceu pranamas ao Senhor Rama, circungirou-o por quatro vezes, em sinal de respeito, e, então, dirigiu-se ao asrama de seu marido.

Pegadas do Senhor Rama no templo em Buxar.

4 – O distrito da família de Srila Gurudeva também é onde está localizado o asrama de Narada Rsi. Narada tem asramas em diferentes locais, e um deles é em Naradauli, a menos de quatro quilômetros de Tiwaripur.

5 – Como mencionado anteriormente, a região onde Srila Gurudeva cresceu fora previamente o local do reinado do Rei Jarasandha. Este, apesar de cruel em seu coração, externamente praticava caridade, e, diariamente, fazia doações às pessoas que vinham vê-lo. Durante os passatempos manifestos do Senhor Krsna, há cinco mil anos atrás, o próprio Krsna, e os dois heroicos Pandavas, Arjuna e Bhima, se disfarçaram de brahmanas e visitaram Jarasandha em sua capital. O rei lhes concedeu uma audiência e anunciou que eles podiam pedir-lhe o que quisessem. Ele era tão liberal, que nunca recusava nenhum pedido de caridade. Então Krsna disse:  “Yuddham dehi – Oro para que nos conceda uma batalha. Queremos lutar com você.” Jarasandha riu da situação, da qual um brahmana pedia uma batalha, e disse: “Apresentem-se! Quem são vocês?” Krsna sorriu, e respondeu: “Eu sou Vasudeva Krsna, este é Arjuna, e este é Bhima.”

Templo em homenagem à lila do Senhor Rama.

Por sua natureza caridosa, Jarasandha imediatamente concedeu-lhes o pedido. Entretanto, recusou-se a lutar com Arjuna, dizendo que aquele poderoso guerreiro tratava-se de um eunuco. Este ultrajante insulto referia-se ao período em que Arjuna estava disfarçado de mulher, no décimo terceiro ano de exílio – o que ocorreu, em verdade, por Arjuna ter recebido uma maldição, da qual permitiu que evitasse ser encontrado por Duryodhana. Jarasandha também se recusou a lutar com Krsna, alegando invejosamente que o todo poderoso Krsna não passava de um covarde. Isto porque Krsna havia realizado o Seu maravilhoso passatempo de abandonar o campo de batalha (Ranacora). Finalmente, Jarasandha escolheu Bhima, considerando que este era o candidato mais qualificado e apropriado para enfrentá-lo. Aquilo era exatamente o que Krsna estava querendo. Ele não queria que Arjuna lutasse com Jarasandha, pois este era um lutador muito perito com o uso da clava. Arjuna era o maior dos arqueiros, mas Bhima era o melhor lutador no manejo com clava, e, portanto, mais do que capaz de derrotar Jarasandha.

Por este passatempo, nós podemos ver que após o exílio, dois dos Pandavas puseram sim os pés em Bihar, juntamente com o Senhor Krsna. Agora, consideremos os seguintes pontos: primeiro, eles não estavam mais no exílio; segundo, eles estavam com o Senhor Krsna. Como resultado, eles estavam felizes ali; então não é apropriado chamar o local de pandava-varjita-desa, pois ele não foi completamente negligenciado pelos Pandavas.

Mahotsava no templo local- Festival em comemoração ao casamento de Sri Rama e Sita devi.

O avô de Srila Gurudeva chamava-se Dyanacanda Tiwari, e o irmão de seu avô chamava-se Gorakhanatha Tiwari. Dyanacanda Tiwari teve três filhos chamados: Pandita Balesvaranatha Tiwari, Nandalala Tiwari e Kamalakanta Tiwari. O filho de Gorakhanatha Tiwari chamava-se Syamalala Tiwari. Pandita Balesvaranatha Tiwari, o filho mais velho de Dyanacanda Tiwari, era o pai de Srila Gurudeva. O nome da mãe de Srila Gurudeva era Srimati Laksmi-devi. Ambos os pais de Srila Gurudeva eram Vaisnavas, pertencentes à Sri Sampradaya. Eles eram virtuosos, verdadeiros, generosos, queridos e respeitados por toda a comunidade. Pandita Balesvaranatha Tiwari e Srimati Laksni-devi tiveram oito filhos – quatro homens e quatro mulheres. Seu primeiro filho abandonou o corpo logo que nasceu, antes mesmo da cerimônia na qual se recebe o nome. Sriman Narayana (Srila Gurudeva) foi seu segundo filho; o terceiro foi Visvanatha, e o quarto Siddhanatha. O nome das quatro filhas eram: Motirani, Sarasvati, Phulakesari e Anapi.

Os três irmãos – Pandita Balesvaranatha, Nandalala e Kamalakanta, todos viveram juntos como uma grande família, juntamente com seu primo Syamalala. Juntamente com suas esposas e filhos, eles dividiam a mesma cozinha e instalações da casa. Esta era a cultura e a maneira tradicional de vida. Há 50 anos atrás, na India, as famílias costumavam viver juntas, desta forma. Em consequência da morte de seu irmão mais velho, Sriman Narayana tornou-se a criança mais velha de Pandita Balesvaranatha. Quando o primeiro filho morre, a família se torna muito afetuosa com o segundo filho. Assim, Srila Gurudeva se tornou objeto de profunda afeição de seus pais, tios e tias.

Jay Srila Gurudeva ki! Jay!!!

Última foto de Sriman Sidhanata Prabhu, o irmão de Srila Gurudeva. Pouco antes de seu falecimento, ele dizia que toda a família não conseguia compreender a grandeza de Srila Gurudeva plenalmente, que Srila Gurudeva era muito inteligente desde o início e apenas mais tarde todos realizaram quem Ele era.

Posts Relacionados

© 2025 – Bhakti Yoga Pura todos os direitos reservados.