Jaya jaya navadvipa- candra saci-suta
jaya jaya nityananda- raya avadhuta
Todas as glórias, todas as glórias a Sri Saci- nandana, a lua de Sri Navadvipa! Todas as glórias, todas as glórias a Sri Nityananda Prabhu, o avadhuta!
jaya jaya navadvipa sarva- dhama- sara se
dhamera tattva varne sadhya ache kara
Todas as glórias, todas as glórias à Sri Navadvipa, a essência de todos os santos lugares! Quem poderia descrever a real natureza deste dhama?
Sri Navadvipa- dhama é situada dentro de Gauda- mandala e é servida por Srimati Jahnavi- devi (Ganga devi), quem aumenta ainda mais a sua doce beleza!
A Circunferência de Sri Gauda- mandala e Sri Navadvipa- dhama:
A Circunferência de Sri Gauda- mandala é vinte e uma yojanas (168 milhas), e GANGA DEVI está no centro, sempre fluindo ao longo desta.
Sri Gauda- mandala é como uma FLOR DE LÓTUS de cem pétalas, com a supremamente bela Sri Navadvipa situada no centro.
Esta flor com aroma mais fragrante (Sri Navadvipa) tem oito pétalas e mede quatro yojanas (vinte e duas milhas, ou dezesseis kosas). No meio desta flor está a base, que é Antardvipa. A circunferência de Antardvipa é dez milhas ( cinco kosas).
A outra porção desta flor de lótus é a Gauda- mandala inteira com cem pétalas. Ela possui uma circunferência de vinte e uma yojanas (168 milhas, ou oitenta e quatro kosas).
De acordo com as escrituras, o diâmetro de Sri Gauda- mandala é de sete yojanas (cinquenta e seis milhas ou vinte e oito kosas). A metade deste diâmetro é de três e meio yojanas (vinte e oito milhas, ou quatorse kosas). Bem no meio desta flor é Sri Navadvipa- dhama, onde o transcendental e puro local de nascimento de Sri Caitanya Mahaprabu, Yogapitha, está esplendidamente situado.
Esta santa morada de Gauda- mandala é como uma CINTAMANI, uma pedra de toque que realiza todos os desejos. Ela é constituída de conhecimento e bem- aventurança, e TUDO que está dentro dela é transcendental.
TUDO em Gauda-mandala, incluíndo a água, a terra e as árvores, é TRANSCENDENTAL. As três potências espirituais de Sri Krsna- sandhini, samvit, e hladini- estão sempre presentes aqui.
A natureza constitucional do dhama transcendental é a transformação da potência sandhini. Sandhini é a divisão de svarupa- sakti, a energia interna do Senhor.
Este dhama é eterno porque ele é o local dos passatempos de Sriman Mahaprabu. Nenhuma função das inconcebíveis potências (acintya- sakti) são materiais. Não obstante almas condicionadas, iludidas pela ignorância, percebem o dhama de uma perspectiva externa, como algo meramente material.
Alguém cuja visão é coberta por uma nuvem pode pensar que a nuvem está cobrindo o sol, mas o sol não pode ser coberto pela nuvem. Similarmente, embora esta Gauda- mandala seja transcendental, alguém com inteligência material verá o dhama como algo material.
Quem quer que obtenha a misericórdia de Sri Nityananda Prabhu perceberá a natureza espiritual do bem- aventurado dhama.
Para tal pessoa, é revelado que Ganga, Yamuna, Sarasvati, Godavari e outros santos rios fluem perpetuamente juntos aqui, e que Prayaga e outras sete santas cidades estão presentes em vários importantes locais.
A entidade viva afortunada percebe esta Gauda- mandala como o puro e manifesto reino de Vaikuntha.
A sombra de svarupa- sakti é chamada maya- sakti, ou a energia ilusória, e pela ordem do Senhor ela propaga o poder ( da ilusão).
Essa energia ilusória cobre os olhos das entidades vivas que se afastaram do Senhor. Por essa razão, ninguém pode perceber a influência desta morada transcendental.
Aqueles que eternamente residem em Gauda- mandala são os mais afortunados neste mundo material!
Quando os semi-deuses em Svarga vêm as pessoas vivendo em Gauda- mandala, eles as percebem como tendo quatro braços, compleição enegrecida, e um maravilhoso e belo corpo com boa estatura e força.
Todos os habitantes desta trinta e duas milhas (dezesseis kosas) da área de Sri Navadvipa- dhama possuem uma compleição dourada (gaura), e estão sempre absortos em nama- sankirtana.
Mesmo Brahma, e outros semi- deuses do reino celestial adoram os habitantes de Navadvipa de muitas formas.
O Senhor Brahma ora: “Quando eu serei afortunado suficiente para nascer até mesmo como uma folha de grama em Navadvipa? Se alguém me pergunta por que eu devo desejar tal nascimento embora eu seja Brahma, eu responderei: ‘ Oh irmão, desta forma eu obterei a poeira dos pés de todos os devotos engajados no serviço dos divinos pés de Sri Gauranga Mahaprabhu. Isso seria impossível de outra forma.’
“Ai de mim, ai de mim, Sri Gauracandra me enganou e fez de mim o mestre do universo! Quando os nós de minhas ações fruitivas serão cortados? Quando minha mente se tornará pura e eu abandonarei meu falso orgulho?”
“Quando a auto- concepção de que “eu sou o criador do universo” desaparecerá? Quando eu me tornarei um servo puro de Sri Gauranga Mahaprabhu e obterei o abrigo de Seus pés de lótus?”
Semi-deuses, Santos, Rudras e muitos outros residem em diferentes locais de Sri Navadvipa.
Embora todos eles venham a muito tempo empenhando suas vidas em austeridades, eles ainda não puderam receber a misericórdia de Sri Nityananda Prabhu.
A não ser que semi- deuses tais como Brahma e Siva abandonem a mentalidade que “Eu sou um semideus” e profunda humildade desperte em seus corações, eles serão incapazes de receber o tesouro da misericórdia de Sri Gaura- Nityananda apesar do grande esforço, o que dizer de outros.
Todos esses tópicos serão narrados mais adiante neste livro. Oh irmãos, ouça-os cuidadosamente e fielmente.
Oh irmãos, evite usar lógica mundana a respeito desses tópicos porque lógica é sem utilidade e inauspicioso.
Os passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu são como um oceano profundo. Do contrário, lógica mundana é tão problemática como as camadas da pele que cobrem as flores da banana.
Os esforços que alguém emprega em lógica mundana para obter liberação no mundo material é infrutífero. Nada se ganha com tal esforço.
Quem abandona a lógica mundana e se abriga apenas nos sadhus e nos sastras rapidamente obtém a misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Seguindo a ordem de Sri Nityananda Prabhu, os Srutis, Smrtis, Tantras e todas as outras escrituras sempre glorificam a majestosa Sri Navdvipa!!!
Estude todas essas escrituras e tenha fé nas palavras dos sadhus; então você compreenderá as glórias de Sri Navadvipa.
Todos os locais sagrados são EXTREMAMENTE FRACOS em Kali- yuga. APENAS Sri Navadvipa- dhama é supremamente poderosa!!!
Pelo desejo do Senhor, esta santa morada e suas glórias permanecera imanifestas por um longo tempo.
Quando a influência de Kali-yuga aumentou bastante e todos os santos lugares consequentemente perderem seu poder, o Supremo Senhor, pela sua preocupação com o bem-estar das entidades vivas, procurou por um remédio para ajudá-las.
O Supremo Senhor pensou: “Um doutor perito dá o remédio ao seu paciente após a compreensão de seu sofrimento. Se o paciente está muito doente, o doutor dá a ele um remédio especialmente potente. Similarmente, nessa assustadora Kali- yuga, as pessoas desenvolveram uma grave doença que não pode ser curada sem um remédio extremamente eficaz.”
Como essas entidades vivas obterão a liberação se eu não manifestar o nome e a divina forma da minha santa morada, que a tanto tempo venho mantendo oculto?
“Todas as entidades vivas são meus servos e eu sou seu mestre. Se eu não libertá-los, então quem irá? Sem a minha misericórdia, eles nunca poderão ser liberados.”
Pensando desta forma, Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu em Sri Dhama Navadvipa, junto ao Seu santo nome, Sua morada, e Seus servos.
O Supremo Senhor prometeu que libertaria todas as jivas e dissiparia todas as suas tribulações.
“Eu darei a cada pessoa neste mundo material o tesouro de prema (amor divino), que é tão raro mesmo para Brahma. Nesta encarnação, eu não levarei em consideração quem é um recipiente apropriado ou inapropriado para receber este tesouro.
Nesta sagrada morada, eu quebrarei os dentes venenosos de Kali. Realizando kirtana, eu farei minhas todas as entidades vivas!
De acordo com a magnitude do cantar dos Meus nomes, (a influência de) Kali- yuga será subjugada. Em outras palavras, Kali- yuga fugirá para bem longe dos locais onde os santos nomes são cantados.)“
Pensando assim, Sri Gaurahari manifestou Navadvipa-dhama no início de Kali- yuga, pela Sua potência interna (yogamaya).
Sri Gauracandra manifestou Seus passatempos eternos em Gauda- bhumi, após remover Sua energia ilusória (mahamaya), que a sombra de Sua svarupa- sakti yogamaya.
Em Kali- yuga não existe ninguém mais desafortunado e desgraçado do que a pessoa que não adora tal supremamente misericordioso Senhor e que rejeita tal inconcebível santa morada.
Portanto, oh irmãos, abandone todos os outros desejos e fixe sua mente apenas em Sri Navadvipa- dhama. Isto é, por favor, resida em Sri Navadvipa-dhama!!!
Desejando obter a sombra fresca dos pés de lótus de Sri Nityananda Prabhu e Sri Jahnava- devi, Bhaktivinoda revela esta verdade.
Srila Bhaktivinoda Thakura
Livro: Sri navadvipa-dhama-mahatmya