Sri- guru- carana- padma; carana significa os pés de Sri Guru; padma significa lótus; carana-padma, os pés de lótus de Sri Guru são comparados à lótus. Isso é também muito significante. Por que os pés de lótus de Sri Guru são comparados á lótus, e nada mais? A flor de lótus é tão bela e possui um mel dulcíssimo dentro. O abelhão coleta mel de muitas flores, mas especialmente da flor de lótus. Existe uma diferença entre o mel coletado de flores comuns e o mel coletado de flores de lótus. O mel que o abelhão coleta da flor de lótus é um tipo especial de mel conhecido como padma-madhu. Padma significa lótus, madhu significa mel. Padma-madhu é um tipo especial de mel, e este sisya (discípulo), que é como um abelhão, e está muito faminto e ansioso para obter este mel, saboreia isso.
A flor de lótus cresce na água, mas permanece intocada pela água. Um dos sintomas, prati-sabda, da água é rasa, doçura. Como a padma (lótus) cresce na água, similarmente os pés de lótus Sri Guru são comparados à lótus que cresce no oceano de bhakti-rasa, preenchida por madhuri, toda doçura e beleza, e muito palatável.
Como a lótus se parece muito bela aos olhos, nayana-abhirama, e encanta o coração, citta- akarsaka, brilhando atrativamente, similarmente, os pés de lótus do Guru também reluzem amorosamente, snigdha, aos olhos do discípulo.
Sri Guru É Eternamente Presente
Sri- guru- carana- padma, kevala- bhakati- sadma – os pés de lótus de Sri Guru são a única morada de Bhakti, bhakti- sadma. Eu ofereço minhas preces, eu ofereço minhas reverências, savadhana mate, com extremo cuidado. Não seja descuidado!
Deve-se compreender o significado de Sri- guru- carana- padma. A palavra Sri é muito importante. “Sri” possui diversos significados: sobha, beleza; sampada, transcedental riqueza ou bem; e srestha, o mais elevado. Sri Guru significa o guru que é dotado com prema-bhakti. Esta palavra “Sri” pode apenas ser usada para um Guru que está presente, que está sempre manifesto, que de fato é Sri Guru. Assim, Guru está eternamente manifesto, portanto nós dizemos “Sri Guru”. Não existe questão de Sri Guru ser imanifesto ou desaparecer. Então, essa palavra “Sri”, Sri Guru, é usada. De outra forma nós não poderíamos usar a palavra “Sri”. Neste mundo, Sri Guru é a única beleza, o único bem, a única riqueza. Não existe nada mais. Sri Guru é nitya, eternamente presente.
Por Srila Goura Govinda Swami Maharaja