Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sri Caitanya Mahaprabhu

“Sri Krisna e Balarama, as personalidades de Deus que anteriormente apareceram em Vrindavana, e que são milhões de vezes mais brilhantes que o sol e a lua, surgiram no horizonte oriental de Gauda-desa, por compaixão a este mundo de misérias. O aparecimento de Sri Caitanya e Nityananda inundou o mundo de tanta felicidade! Como o sol e a lua que ao surgirem dissipam a escuridão, e revelam a natureza de tudo, estes dois irmãos dissipam as trevas da ignorância dos seres vivos e iluminam com o conhecimento da Verdade Absoluta! Pela graça de Sri Caitanya e Nityananda, toda a escuridão é removida, e a verdade é trazida à luz. O sol e a lua removem as trevas do mundo externo e, assim, revelam a realidade material. Mas esses dois irmãos dissipam as trevas do âmago do coração, e, dessa forma auxiliam a encontrar os dois tipos de bhagavatas: O Srimad-Bhagavatam e O Devoto Puro.”

Srila Krsnadasa Kaviraja: Sri Caitanya Caritamrta, Adi, 1.85-99

“Sri Krisna Caitanya nasceu em Mayapur, na cidade de Navadvipa, em Nadia, logo após o pôr do sol, na noite do dia 23 de phalguna (1407 Sakadba), que corresponde a 18 de fevereiro de 1486 da Era Cristã. Ocorreu um eclipse lunar no momento de seu nascimento, e as pessoas de Nadia estavam banhando-se no rio Bhagirathi (Ganges), como era de costume em tais ocasiões, cantando: Haribol, Haribol! Seu pai, Jagannatha Misra, um pobre brahmana da ordem védica, e sua mãe, Saci-devi , o modelo ideal de esposa, ambos descendentes da linhagem de brahmanas que residem originalmente em Sylhet. Mahaprabhu era uma criança tão linda, que as senhoras da cidade vinham alegremente vê-lo com muitos presentes. O pai de sua mãe, Pandita Nilambara Chakravarti, um renomado astrólogo, predisse que a criança seria uma grande personalidae desta era; ele, portanto, deu-lhe o nome de Visvambhara. As senhoras da vizinhança o chamavam de Gaurahari por conta de Sua pele dourada, e sua mãe o chamou de Nimai por conta da árvore de Nim, próxima ao local de seu nascimento ( mais tarde vindo a receber o nome de Caitanya Mahaprabhu). De tão lindo que era, todos gostavam de vê-lo sempre.”
Srila Bhaktivinoda Thakura- Sri Caitanya Mahaprabhu: Sua Vida e Preceitos

“Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu como um devoto de Sri Krisna. Entretanto, ele não é outro senão o próprio Senhor Supremo Sri Krisna no humor de Srimati Radharani (a eterna consorte do Senhor).O Senhor Krisna em Goloka Vrindavana (o reino espiritual mais elevado) pensou: Vou inaugurar pessoalmente a religião desta era com Nama-sankirtana, o canto congregacional do Santo Nome do Senhor. Farei isso na forma do Senhor Gauranga. Ao aceitar o papel de um devoto, farei com que todos dançem em êxtase, e assim, realizarei as quatro doçuras do serviço devocional amoroso. Desta forma, vou ensinar o serviço devocional através de meu próprio exemplo e prática.”

“Seu primeiro dever foi propagar nama-sankirtana, e Seu dever secundário, interno e íntimo era realizar bhajana- vibhajan, ou saborear seu próprio êxtase interno no humor de Srimati Radharani. Ele saboreou o grande oceano de união em separação continuamente por doze anos em Puri, junto com Ramananda Raya, Svarupa Damodara, e outros companheiros íntimos. Passou todo seu tempo exclusivamente dedicado ao processo de saborear essa doçura nos últimos doze anos. “

Srila Bhakti Raksaka Sridhara- Dev Gosvami- O Vulcão Dourado do Amor Dvino

Posts Relacionados

© 2025 – Bhakti Yoga Pura todos os direitos reservados.