Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Varsana

Varsana é o belíssimo local de passatempos da amada de Sri Krsna, Srimati Radhika! No coração desta aldeia há uma variedade de doces e secretos passatempos amorosos do Divino Casal, com Seus transcendentais humores e desejos. A comunidade Vaisnava reverencia Varsana. Esta venerável terra, com seus doces lagos, rios, jardins e florestas- tais como Gahvaravana, Sankari-khor e outros locais- lembram os diferentes passatempos de Radha Krsna.

O maravilhoso palácio de Srimati Radhika em Varsana

Em Vraja, a relva verde, os pequenos arbustos, as trepadeiras, as belas árvores, animais, pássaros, insetos, cobras e assim por diante são todos compostos de sac-cid-ananda: eternidade, consciência espiritual e plena bem- aventurança. Eles auxiliam Radha e Krsna em Seus passatempos, e são muito queridos a Eles! É dito nas escrituras que mesmo Brahma e Sankara, repetidamente oram para obter um nascimento como o deles, para que sejam capazes de servir Radha Krsna.

O original nome de Varsana é Vrsabhanupura. Vrsabhanu Maharja, o pai de Srimati Radhika, viveu aqui com sua família. Varsana é situada a quatorze milhas a oeste de Govardhana e seis milhas a leste de Kamyavana.

Darsan no dia 02.11.2014: A encantadora floresta de Varsana e suas lindas flores!

De acordo com Varaha e o Padma Purana, Brahma satisfez Sri Hari no final da Satya Yuga por praticar ardorosa adoração. Brahma então pediu a seguinte benção: “Por favor, realize Seus doces passatempos com as Vraja-gopis diante de minha verdadeira forma, e permita-me contemplar essas lilas. Por favor, faça minha vida abençoada por viver o passatempo do balanço na estação das chuvas e praticar Holi na primavera.”

Satisfeito com Brahma, Sri Hari o instruiu: “Vá para Vrsabhanupura e aceite a forma de uma colina. Nesta forma, você será capaz de vislumbrar todos os Nossos doces passatempos.” Assim, Brahma assumiu a forma de uma colina neste local em Vraja, e satisfez seu desejo mais acalentado.

Krsna-Kunda

O belo Krsna-Kunda em Varsana

Este lago é chamado Gahvara- Kunda. Cercado de trepadeiras por todos os lados e coberto por belas árvores, este lago é a própria beleza de Gahvaravana. Próximo, existem encantadores jardins. Vaisnavas fazem Parikrama nesses jardins com profunda fé e rolam na poeira deste local. Este lago guarda muitas intensas memórias das várias trocas amorosas entre Radha e Krsna.

Vrsabhanu- Kunda

Vrsabhanu-kunda

Vrsabhanu-Kunda está situado ao leste da vila de Varsana. Maharaja Vrsabhanu banhava-se neste kunda todas as manhãs. Ele também cantava os seus mantras diariamente e desempenhava outros deveres matinais aqui. É descrito que, em outra era, Maharaja Vrsabhanu encontrou Radhika neste kunda enquanto banhava-se. Ela era uma bebezinha recém-nascida brincando em uma flor de lótus na água. Este kunda encantador, é cercado de árvores jiyala por todos lados. Às vezes, Srimati Radhika banhava-se aqui e desfrutava de brincadeiras na água com Suas sakhis. Rasika Vrajendra-nandana Sri Krsna também banhava-se aqui, mas em outro gatha. Ele mergulhava na água e segurava os pés das gopis, e novamente surgia sobre o lago. Às vezes Nanda-nandana Sri Krsna também brincava de esconde-esconde com as gopis na água. Este kunda é uma homenagem a Maharaja Vrsabhanu.

Sankari- Khor

Sankari- Khor

Este estreito caminho de passagem fica entre o Brahma- parvata e o Visnu- parvata, e ambos, gopis e gopas, percorriam este caminho. Após tirar o leite das vacas, os gopas carregavam o leite em Kamvars, que é uma vara de bamboo com cordas amarradas em cada uma das extremidades, para o trasporte de cargas. Eles costumavam usar este caminho para atravessar de um lado da colina para o outro. O divertido Krsna saqueava o leite, iogurte e manteiga das jovens gopis aqui. A cada ano, no mês de Bhadra em Sukla-trayodasi ( o décimo terceiro dia da lua brilhante), budhi-lila é encenada aqui.

Neste dana-ghati, Sri Krsna e Seus amigos gopas se tornavam “coletores de taxas” e exigiam leite, iogurte e manteiga como pedágio das gopis. Quando as gopis refutavam pagar qualquer taxa, Krsna pegava a força e saboreava os seus produtos lácteos.

Surya-kunda (Govardhana)

Surya-kunda está localizado cerca de quatro milhas ao norte do Radha-kunda. Srimati Radhika costumava vir aqui com Suas sakhis, especialmente aos domingos, sob o pretexto de realizar adoração a Mitradeva, ou Suryadeva (Deus do Sol). Sri Krsna também vinha aqui disfarçado de pregador, junto com Madhumangala, para realizar adoração a Mitradeva em grande alegria! Mitra, ou amigo, tem dois significados: ele se refere ao Deus do Sol, e também ao melhor dos amigos, prana-sakha, o próprio Sri Krsna. (Jatila compreendia mitra sendo apenas a Deus do Sol. Ela não era capaz de compreender as emoções amorosas que existiam entre Radha- Krsna Yugala).

Surya- Kunda

Esse passatempo acontece ao meio-dia, ou na terceira prahara do dia, após Srimatiji voltar para Javata com suas amigas e sua sogra Jatila. Krsna e Madhumangala também retornavam deste local na companhia dos sakhas, pelo vale de Govardhana. Os amigos de Krsna corriam para encontrá-lo, como se Ele tivesse ido por apenas um momento e estivesse retornando de algum local próximo.

O kunja onde os passatempos de Surya-puja ocorriam está localizado próximo ao Surya-kunda. Desde que este é um local de desfrute amoroso para Sri Radha Krsna Yugala (O Divino Casal), ele é também chamado Madana-rana-vatika. Existe um belo templo de Suryadeva aqui. Nos dias atuais, Surya-kunda é também chamado Chota Bharana.

Sri Madhusudana Babaji, que era uma alma auto-realizada e um rasika Gaudiya Vaisnava, costumava fazer seu bhajana na margem oeste deste lago. Vaisnavas costumavam vir de locais distantes, até esse lugar, para receberem instruções sobre bhajana. O famoso Vaisnava sarvabhauma Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharaja foi um discípulo desta grande alma. Ele também fez bhajana aqui por um longo tempo, antes de ir para Sri Navadvipa- dhama. Seu bhajana-kutir e samadhi estão em Sri Koladvipa. Sri Saccidananda Bhaktivinoda Thakura encontrou esta alma auto-realizada, Srila Jagannatha Dasa Babaji, que veio a se tornar seu mestre espiritual em bhagavata-parampara, no Surya-kunda.

Jay Sri Vraja-mandala ki! Jay!
Jay Srimati Radhika ki! Jay!

A linda Deidade de Suryadeva

Posts Relacionados

© 2025 – Bhakti Yoga Pura todos os direitos reservados.