Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A Grande Pedra de Tropeço

asuranam sudha-danam 
sarpanam iva durnayam 
matva jati-nrsamsanam 
na tam vyabhajad acyutah

Srimad Bhagavatam 8.9.19

“Demônios são por natureza tortuosos como as cobras. Portanto, não é possível dar nem mesmo uma parcela de néctar a eles, pois isso seria tão perigoso quanto dar leite a uma cobra. Considerando isso, A Suprema Personalidade de Deus, Acyuta, que é invencível e nunca perece, não forneceu sequer uma gota de néctar aos demônios.”

“A cobra é tortuosa e invejosa, assim como uma pessoa demoníaca também o é. Pode-se manter uma cobra sob controle através de mantras, ervas e medicamentos, mantrausadhadi, mas uma pessoa invejosa e desonesta não pode ser mantida sob controle por nenhum meio. Tal pessoa tortuosa é mais perigosa, invejosa, e mais cruel que uma cobra. ‘Considerando essa lógica, a Suprema Personalidade de Deus pensou que seria insensato distribuir néctar aos demônios.’

É dito que desonestidade, kapatya, é o grande obstáculo no caminho do serviço devocional. Todos os sastras, o Srimad Bhagavatam, os acaryas, sadhus, e mahajanas afirmam isso. Saralata hi vaisnavata: Simplicidade é Vaisnavismo. Aqueles que são Vaisnavas de fato, eles são simples como as crianças. Portanto, desonestidade, em Sânscrito kapatya, é a maior pedra de tropeço no caminho da perfeição.”

Srila Goura Govinda Swami Maharaja

Posts Relacionados

© 2025 – Bhakti Yoga Pura todos os direitos reservados.