Dandavat Pranamas! Em 06 de novembro de 2018, o Vraja-mandala Parikarama, a peregrinação anual em Vrindavana, na Índia, visitou belos lugares de passatempos de Sri Sri Radha e Krishna. A seguir, fotos e darsans desses locais sagrados, e trechos de aulas dadas por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja retirados do livro Sri Vraja-mandala Parikrama.
Dana-ghati
Certa vez, nas margens do Govinda-kunda, Sri Bhaguri Rsi estava realizando um sacrifício para o prazer do Supremo Senhor. Os vaqueirinhos e vaqueirinhas estavam trazendo os ingredientes necessários para o sacrifício de locais distantes. Do outro lado do Dana-ghati, Srimati Radhika e Suas sakhis estavam trazendo também iogurte, leite, manteiga e diversos tipos de doces feitos com leite, tais como rabadi. Sri Krsna, junto com Seus amigos Subal, Madhumangala e outros sakhas, impediram o caminho delas, forçando-as a pagar um pedagio, quando então os sakhas e as Gopis começaram a trocar insultos.
Não obstante, Sri Krsna estava determinado a coletar as taxas. Após essa briga de amor, as gopis pagaram pedagios de prema, amor puro, em Dana-nivartana-kunda, a alguma distância de Dana-ghati.
Surabhi-kunda
Surabhi-kunda é preenchido por uma água doce e pura, e fica do lado direito no caminho do parikrama, um pouco mais adiante da caverna de Raghava Pandita. Pelo pedido de Indra, Surabhi banhou Sri Govinda no Govinda-Kunda com o leite de seu ubere. Mais tarde, movida por um forte desejo de ter o darsana dos passatempos de pastoreio de Sri Krsna, e especialmente dos passatempos confidenciais do Divino Casal Sri Radha Krsna nos nikunjas, Surabhi viveu aqui durante os passatempos manifestos de Sri Krsna em Vraja. Maharaja Vajranabha estabeleceu este Surabhi-kunda em sua memória. Ao se banhar ou fazer acamana aqui, todos os pecados, ofensas e maus desejos (anarthas) são dissipados, e obtém-se vraja-prema, amor puro.
Govinda-Kunda
Quando Indra viu que os vrajavasis haviam parado de adorá-lo e estavam adorando Govardhana, ele ficou furioso! Consequentemente, com a intenção de destrui-los, mandou uma forte torrente de chuva e trovões sobre eles por sete dias, mas não foi bem sucedido. Finalmente, o Senhor Brahma o aconselhou a se desculpar por sua ofensa, e Indra realizou abhiseka para Sri Krsna com o leite de Surabhi devi neste local. Sri Krsna se chama Govinda porque Ele nutre e dá prazer a todos: vacas, gopas, gopis e toda terra de Vraja. Este local é conhecido como Govinda-Kunda porque a cerimônia na qual se concede o nome, e o abhiseka de Sri Govinda foram feitos aqui. Sri Vajranabha estabeleceu este kunda em homenagem a este passatempo.
Do Livro Sri Vraja-Mandala Parikrama
Por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Todas as glórias a Vrindavana dhama!