Aceitem nossas mais humildes reverências! Hoje 16 de Janeiro de 2025 celebramos o divino desaparecimento de Locana Das Thakura, exaltado santo, que escreveu uma das biografias autorizadas sobre a vida do vulcão dourado do amor divino, Sri Caitanya Mahaprabhu! Oferecemos um trecho de sua biografia escrita por Srila Bhakti BallabhaTirtha Maharaj. Jay Sri Lochan Das Thakura Ki Jay!
Narahari Sarkar Thakura, famoso associado de Mahaprabhu vindo de Srikhanda, gostava muito de Lochan Das e deu a ele iniciação. Lochan Das repleto de felicidade foi residir com seu guru em Srikhanda. Seu guru o ensinou a arte do kirtan (cantar, glorificar e pregar as glórias de Deus) e mais tarde o ordenou a escrever a biografia divina de Mahaprabhu (manifestação mais recente de krishna ocorrida há 537 anos atrás). Lochan Das tomou de forma séria aquela instrução de seu mestre e escreveu o Caitanya-mangala, baseado no Caitanya-carita de Murari Gupta.
A palavra mangala significa auspícios e esse título reflete o fato de que escutar sobres os divinos passatempos do Senhor Chaitanya é a atividade mais auspiciosa para todos os seres humanos. A Biografia de Vrindavana Das Thakura sobre o Senhor Chaitanya foi inicialmente chamada de Caitanya-mangala e apenas mais tarde teve seu nome mudado para Chaitanya Bhagavata.
No Caitanya-mangala, Lochan Das descreveu seu guru como um querido associado de Mahaprabhu. Ele não escreveu muito sobre as glórias de Nityananda. Temeroso em ter cometido alguma ofensa por ter negligenciado Nityananda Prabhu, ele mais tarde escreveu canções devocionais o glorificando. Algumas destas canções: Nitai Mora Jivana-dana, Akrodha Paramananda, Nitai Guna mani,
Lochan Das finalizou seus passatempos nesse mundo no ando de 1589.
Nitai Guna-Mani
Meu Nitai, possui o caráter mais precioso, o mais precioso de todos, meu Nitai trouxe a inundação do amor divino na qual o mundo inteiro está mergulhando.
Nitai trouxe este estonteante dilúvio de prema para a Bengala de Puri, pregando a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu. Os devotos ficavam cobertos pelo êxtase da inundação e as outras pessoas caídas e desgraçadas também eram arrastadas pela correnteza.
Sem discriminação, Nityananda Prabhu ofereceu livremente este raro amor por Deus (prema) a todos, mesmo aos caídos e miseráveis que não o desejavam (ninguém podia evitar!), embora este prema seja difícil de ser obtido até mesmo pelo Senhor Brahma.
Anteriormente, o oceano de misericórdia estava bem selado, mas Nitai rompeu a barragem. Ele foi de casa em casa com este prema nectáreo, pedindo docemente que todos aceitassem harinama.
Locana das diz: ” Aquele que não adorou meu Nitai, ou que já tendo ouvido as intruções Dele, não as segue, está intencionalmente cometendo suicído espiritual”.
Fonte: Sri Chaitanya: His Life and Associates, Swami B.B. Thirtha, Mandala publishing