Madhava tithi bhakti janani jatane palana kori
“Ekadasi é madhava-tithi. Dias sagrados como Ekadasi são bhakti janani, a mãe de prema-bhakti (amor divino)! Devemos tentar segui-lo da forma mais pura possível, não comendo ou bebendo várias vezes ao longo do dia, mas o mínimo possível. Tente se lembrar de Krsna, associe-se com Vaisnavas, leia o sastra e ofereça orações durante o dia e à noite, como por exemplo: He krisna karuna sindhu dina bandho jagat pate gopesa gopika kanta radha kanta namo ‘stu te. Observar Ekadasi concede ainda mais poder espiritual do que brahma-jnana e brahma-yoga-samadhi!
Para o benefício de todas as jivas (almas), Krsna em pessoa tornou-se Madhava-tithi (dia sagrado). Ele concluiu: ‘Todos se esqueceram de mim e estão sofrendo neste mundo. Como posso trazê-los de volta para Goloka Vrindavana, minha morada transcendental? Não há nenhum caminho. Eles são fracos e incapazes.’ Por isso Ele se tornou Ekadasi-tithi. Se alguém observa Ekadasi, certamente Bhakti despertará no coração de tal pessoa.
Madhava-tithi bhakti-janani, jatane palana kori
Jatane significa cuidadosamente. Não existe qualquer razão para negligenciar Ekadasi. Você deve servir Ekadasi como se fosse o próprio Krsna .
Krsna-basoti, basoti boli ‘ bori parama adare
Krsna-basoti, basoti boli- Onde estiverem realizando Ekadasi, então Krsna estará presente. Krsna sempre está onde Ekadasi devi se encontra, porque Ekadasi é o próprio Krsna. Parama adare bori- Devemos observar Ekadasi com tanto respeito e honra que, por assim seguir, bhakti surgirá automaticamente.”
Srila Narayana Gosvami Maharaja
Canção de Srila Bhaktivinoda Thakura