Em 2 de janeiro de 2025 é o auspicioso dia do desaparecimento de Sri Narahari Seva- Vigraha Prabhu, considerado a mãe da ‘Sri Caitanya Matha’, querido irmão espiritual de Srila Gurudeva, discípulo e servo íntimo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada e siksa-guru de Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja.
“Param Pujaniya Narahari Seva Vigraha Prabhu era afetuoso com todos, desde o mais antigo até o mais jovem na Matha. Eu tive a fortuna de vê-lo de perto quando entrei para a Matha em 1931. Ele era literalmente a mãe da Caitanya Matha. Ele costumava desempenhar vários serviços como cozinhar, limpar, servir etc.
Eu nunca o encontrava exausto, sempre engajado em prestar algum serviço. Mas, além de todo o serviço a que se comprometia, tinha uma responsabilidade especial, às 24hs da noite, quando todos já tinham ido dormir. Ele costumava andar e eu costumava segui-lo. A Caitanya Matha tem 50 metros de terra com cerca de 10 a 12 portões, dos quais ele costumava verificar se todas as portas estavam fechadas corretamente e costumava colocar o cadeado e chave neles.
Depois nós costumávamos ir para as latrinas. Havia cerca de 25 a 30 latrinas sanitárias, e alternando a cada dia, 2 a 4 eram limpas. Ele costumava segurar a lanterna e nós costumávamos limpar. Todos os dias as latrinas ficavam novinhas em folha, mas ninguém jamais via quem ia limpá-las à noite.
Hoje em dia podemos ver que há uma tendência entre os devotos a não se envolver em ‘serviços insignificantes’. Serviços no templo como lavar utensílios, limpar os ralos, varrer o chão- são, em geral, considerados serviços insignificantes.
Mas, em serviço nada é significante ou insignificante. O ‘Seva-Dharma’ (dever de prestar serviço) é o que há de significativo. Cada serviço prestado para Hari, Guru e Vaisnavas é significativo: isso é o que eu via na vida de Narahari ‘Seva Vigraha’ (a personificação daquele que presta serviço ) Prabhu.”
–Extraído de palestra proferida por Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja, no Tirobhava tithi (sagrado dia do seu desaparecimento) de Srila Narahari Seva Vigraha Prabhu.