“Certa vez, Markandeya Rsi, o filho de Mrkanda, veio a esta ilha no momento da devastação universal. A história dele é, de fato, maravilhosa!” (51)
Embora o santo tenha recebido um tempo de vida de sete kalpas, ele correu grande perigo no tempo da devastação, porque todos os locais foram inundados. O santo começou a procurar por algum outro lugar para permanecer”. (52-53)
“Quando ele estava sendo carregado pela correnteza, ele pensou: ” Ai de mim, ai de mim, por que pedi por tal benção?” (54)
“Apenas Sri Navadvipa dhama, em sua extensão de 16 kosas, permaneceu para abrigar os devotos (enquanto todos os outros locais foram inundados).” (55)
“Assim, lançado sobre as ondas, o santo ficou inconsciente (após chegar em Sri Navadvipa-dhama). (56)
” Surabhi ( a divina vaquinha) viu o santo flutuando na água. Por misericórdia, ela cuidadosamente tirou-o da água.”(57)
” Após recuperar a consciência, Markandeya Rsi viu a encantadora Godrumadvipa!” (58)
” Ele viu que o local se estendia em 2 bilhões de milhas, e que era tão belamente adornada com incontáveis correntezas de rios e cachoeiras. (59)
” Uma variedade de exuberantes árvores e trepadeiras verdes embelezavam este local, e os pássaros cantavam as glórias de Sri Gaurahari.” (60)
” Ele viu uma árvore Pipala que se extendia sobre um yojana (oito milhas), sob o qual mãe Surabhi estava sentada.”(61)
” O santo, aflito pela fome, disse à mãe Surabhi: ‘Oh Bhagavati, por favor salve minha vida! Por favor, acabe com meu sofrimento alimentando-me com seu leite!’ ” (62)
” A compassiva Surabhi deu seu leite para o santo beber.” (63)
” Tendo recuperado sua força, o filho de Mrkanda novamente falou a Surabhi:
‘Você é Bhagavati, você é minha mãe. Sua energia ilusória se espalha através de todo universo. (65-66)
” Sem pensar corretamente, eu pedi por uma benção para permanecer vivo por sete kalpas. (67)
” Mas, Oh mãe, o momento da devastação é repleto de angústia e problemas, sendo portanto completamente desprovido de felicidade.” (68)
” Oh mãe, o que eu devo fazer?`Por favor, seja misericordiosa, e fale-me como posso me libertar desta infelicidade.’ ” (69)
” Após ouvir suas palavras, mãe Surabhi respondeu: ‘Permaneça aqui e adore os pés de lótus de Sri Gaurahari.’ (70)
“´Esta Navadvipa está além da natureza material e portanto, nunca é destruída.” (71)
” Embora os olhos materias percebam isso como uma extensão de 16 kosas, este supremo reino de Vaikunta é eterno e completamente impecável.” (72)
” Aqui, espaço e tempo estão sempre acima da existência material, e ninguém aqui conhece nada sobre a energia material ilusória.” (73)
“Por favor, veja esta maravilhosa Sri Navadvipa- dhama! Ela está cercada por todos os lados de virtuosos rios (Que separam o mundo material do espiritual). (74)
” Cada parte desse dhama mede dois bilhões de milhas e o seu centro é a grande cidade de Mayapura. (75)
” As oito ilhas desse dhama são como oito pétalas de uma flor de lótus. Antardvipa está no meio, sendo seu sustento. (76)
“Todos os santos lugares, semi-deuses e santos residem aqui adorando Sri Gauranga. (77)
” Oh Markandeya, você também deve abrigar-se nos pés de lótus de Sri Gauranga Mahaprabu, sabendo que eles são a única verdadeira riqueza. (78)
” Por adorar Sri Gauranga Mahaprabu você rapidamente obterá o futo de madhura- prema. (80)
” Quando prema aparece no coração, tal pessoa submerge no néctar dos muitos passatempos amorosos de Sri Krsna. Ela obterá abrigo dos pés de lótus de Sri Radha em Vraja, e seu coração estará sempre imerso nos pés de lótus do divino casal. (81-82)
” ‘ Você deve claramente compreender uma coisa: Por servir o Senhor pode-se obter incomparável felicidade. Na liberação impessoal, a felicidade é apenas insignificante e imaginária.'(83)
” Após ouvir as palavras de Surabhi, Markandeya Muni uniu ambas as mãos e perguntou: ´Se eu servir os pés de lótus de Sri Gaurahari, o que acontecerá com os resultados das minhas atividades fruitivas (prarabdha e aprarabdha) ? ` (84- 85)
“Após ouvir a sua questão, Mãe Surabhi explicou a essência de todas as verdades filosóficas estabelecidas (siddhanta). Não existe qualquer consideração sobre regras e regulações na adoração a Sri Gaura. (86)
“Quando você chama alto o nome de Sri Gaurahari, todo seu karma é destruído. Você não experimentará mais qualquer dificuldade, e sua doença da existência material- repetidos nascimentos e mortes- serão removidos para sempre.(87-88)
Não apenas o karma é destruído, mas o resultado da especulação material (jnana) é cortado pela raíz. (89)
“Você imergirá nas doçuras amorosas de Gauranga por permanecer nesta ilha e adorar Sri Gaurahari.`(90)
“Markandeya Muni sorriu com alegremente após ouvir as palavras de mãe Surabhi e gritar ´Gaura Gaura!` Às vezes ele chorava, e outras vezes ele gargalhava.(91)
Sri Nityananda Prabhu disse: ” Oh Jiva, veja este lugar sem precedentes, onde Markandeya Rsi recuperou sua vida. “(92)
Sri Jiva estava inundado com suprema bem- aventurança quando ele ouviu as glórias de Sri Gauranga Mahaprabu emanando da boca de Sri Nityananda Prabhu. (93)
Neste dia eles descansaram neste local e iniciaram sua ida em direção Madhyadvipa na próxima manhã cantando o santo nome do Senhor Hari. (94)
Sabendo que o serviço aos pés de lótus de Sri Nityananda Prabhu e Sri Jahnava- devi é a essência da vida, e abraçando a ordem de Sri Nityananda Prabhu sobre sua cabeça, esse insignificante e baixo Bhaktivinoda está descrevendo a grandeza de Nadiya. (95-96)
Jay Sri Godrumadvipa Ki! Jay!
Srila Bhaktivinoda Thakura- Sri Navadvipa-dhama-mahatmya