Todas as glórias, todas as glórias a Sri Gaurahari, que se manifestou como Panca-tattva! Todas as glórias, todas as glórias à mais elevada das santas moradas, Sri Navadvipa-dhama!
Mamagachi (Modadrumadvipa), a Cidade de Sri Ayodhya situada dentro de Sri Navadvipa
Quando eles chegaram na aldeia de Mamagachi, Sri Nityananda Prabhu disse: “Esta é Modadrumadvipa. Ayodhya está presente aqui.
Em uma kalpa anterior, quando o Senhor Sri Ramacandra estava em um exílio na floresta, Ele veio a este local (Modadrumadvipa) com Laksmana e Janaki. Eles construíram uma cabana debaixo de uma grande árvore de figueira, e residiram aqui em grande felicidade.
Vendo a beleza de Sri Navadvipa, Raghunandana Sri Ramacandra sorriu com amabilidade.
“Aha! Quão atraente esta forma enegrecida, pareceida com a cor do desabrochar de durva, grama! Seus olhos eram tão encantadores como a lótus, e em sua mão havia um belo arco.
“Seus cabelos encaracolados adornavam a sua cabeça e sua vestimenta de brahmacari roubava o coração de todos!
“Vendo Sri Ramacandra sorridente, Srimati Janaki questionava o que o fazia sorrir.
“Sri Ramacandra respondeu: ‘Ouça, Oh Sita, filha do Rei Janaka. Eu narrarei a você o episódio mais confidencial.
” ‘Quando a abençoada Kali-yuga vier, eu assumirei a forma dourada e aparecerei aqui em Nadiya.
” ‘Na casa de Sri Jagannatha Misra, o aparecerei do ventre de Sri Saci-devi na forma de Gauranga.
” ‘Eu concederei o mais elevado amor divino (prema) sobre pessoas afortunadas que verão meus passatempos infantis.
” ‘Nesse momento, Oh amada, Eu executarei passatempos de estudar e ensinar, e revelarei as glórias do santo nome.
” ‘Eu receberei sannyasa e irei para Nilacala. Minha mãe receberá a sua nora chorando em seu colo.
“Ouvindo tais palavras de Sri Ramacandra, Srimati Sita-devi perguntou: ‘ Oh pessoa de olhos de lótus, por que você fará sua mãe chorar? Por que você deixará sua esposa e receberá sannyasa? Que tipo de felicidade você obterá por causar nela tamanha dor?
“Sri Ramacandra respondeu: ‘Oh amada, você tudo conhece. A fim de instruir as entidades vivas, você está atuando como uma ignorante.
” ‘Ouça, Oh Sita, devoção amorosa por mim é saboreada de duas formas.
” ‘A felicidade despertada da união comigo é conhecida como sambhoga; e a que é despertada da separação de mim, é chamada vipralambha.
” ‘Embora meu devotos eternos sempre desejem apenas sambhoga, pela minha misericórdia eles também saboreiam vipralambha.
” ‘Os bhaktas sabem que, a angústia despertada da separação de Sri Krsna é, em verdade, a mais exaltada felicidade. Isso é porque recebe-se milhões de vezes mais felicidade do encontro após vipralambha, do que da felicidade do encontro antes de vipralambha.
” ‘Separação de mim também gera felicidade. Portanto, para obter essa felicidade, você também deve aceitar separação de mim. Isto é descrito nos quatro Vedas.
” ‘Mãe Kausalya, quem os Vedas descrevem ser Aditi, será conhecida pelo nome de Sri Saci-devi em minha encarnação como Sri Gaura.
” ‘Você Me servirá como Visnupriya-devi, e por conta dos sentimentos de separação que sentirá, você manifestará uma Deidade dourada de Mim.
” ‘Nesta encarnação como Sri Rama, Eu, em profunda separação de você, terei uma Sita dourada, e adorarei você na cidade de Ayodhya.
” ‘Você, por sua vez, fará uma Deidade de Sri Gauranga e Me adorará na cidade de Nadiya.
” ‘Oh Sita, esse assunto é extremamente confidencial, e ainda não deve ser revelado na presença das pessoas em geral.
” ‘Este local chamado Navadvipa, é o mais querido a mim! Ayodhya e outros lugares nunca poderão ser iguais a esse.
” ‘Oh Sita, com a chegada de Kali-yuga, esta árvore, Rama-vata, desaparecerá da visão das pessoas comuns e permanecerá aqui de uma forma oculta.’
“Assim, Sri Ramacandra residiu aqui com Sita e Laksmana por um período. Portanto, eles foram para Dandakaranya para preencher o propósito de seus passatempos. Oh Jiva, veja o local onde a cabana de Bhagavam Sri Ramacandra está situada.